Six Sigma é uma metodologia revolucionária
para a melhoria de processos por toda empresa, desde sua área de manufatura até
a área comercial (marketing, finanças, jurídico, etc) que visa atingir
melhorias na qualidade e ganhos de produtividade drástica, com consequente
redução de custos.
Esta metodologia foi, originalmente,
desenvolvida pela Motorola e, depois, aperfeiçoada por diversas outras empresas
que também a adotaram, tal como General Electric, Allied Signal, Citicorp, etc.
Ao longo da última década, o Six Sigma veio
se consolidando como uma abordagem abrangente que está alinhada à implementação
de estratégias que promovem a melhoria do desempenho do negócio, aumentando o
potencial competitivo e impulsionando as ações estratégicas. Em face de suas implicações,
essas ações organizacionais estão ganhando cada vez mais destaque e atenção,
não apenas junto à comunidade acadêmica, mas também no meio empresarial
(Santos, 2006).
A metodologia Six Sigma esta dividida em
cinco etapas básicas: definição, medição, análise, melhoria e controle:
Definição
|
Seleção
do projeto a ser desenvolvido pela equipe e definição de seu líder (belt).
Levantamento das necessidades e expectativas do cliente.
|
Medição
|
Mapear
o processo que tem impacto direto na característica crítica de qualidade
(CTQ) do cliente e determinar a sua capacidade de gerar produtos que a
atendam (capabilidade).
|
Análise
|
Determinar
as principais fontes de variação do processo (materiais, mão de obra,
métodos, máquinas, etc.), mediante o uso de técnicas estatísticas para
analisar dados do processo.
|
Melhoria
|
Eliminar
(ou reduzir) as principais fontes de variação, obtendo um processo com menor
variabilidade, mais produtivo e simples que o anterior, com maior
capabilidade.
|
Controle
|
Monitorar
o desempenho do processo, de forma a assegurar que os ganhos de qualidade e
produtividade obtidos se perpetuem ao longo do tempo.
|
Projetos Six Sigma seguem duas metodologias DMAIC e DMADV.
DMADV é usado para projetos focados em criar novos desenhos de produtos e
processos. A metodologia é também conhecida como DFSS("Design For Six Sigma"),
possui cinco fases:
·
Define goals:
definição de objetivos que sejam consistentes com as demandas dos clientes e
com a estratégia da empresa;
·
Measure and identify:
mensurar e identificar características que são criticas para a qualidade,
capacidades do produto, capacidade do processo de produção e riscos;
·
Analyze: analisar para
desenvolver e projetar alternativas, criando um desenho de alto nível e avaliar
as capacidades para selecionar o melhor projeto;
·
Design details:
desenhar detalhes, otimizar o projeto e planejar a verificação do desenho. Esta
fase se torna uma das mais longas pelo fato de necessitar muitos testes;
·
Verify the design:
verificar o projeto iniciado, executar pilotos do processo, implementar o
processo de produção e entregar ao proprietário do processo.
DMAIC é usado para projetos focados em melhorar processos de negócios já
existentes. A metodologia possui cinco fases:
·
Define the problem:
definição do problema a partir de opiniões de consumidores e objetivos do
projeto;
·
Measure key aspects:
mensurar e investigar relações de causa e efeito. Certificando que todos os
fatores foram considerados, determinar quais são as relações. Dentro da
investigação, procurar a causa principal dos defeitos;
·
Analyse: análise dos dados
e o mapeamento para a identificação das causas-raiz dos defeitos e das
oportunidades de melhoria;
·
Improve the process:
melhorar e otimizar o processo baseada na análise dos dados usando técnicas
como desenho de experimentos, poka-yoke ou prova de erros, e padronizar
o trabalho para criar um novo estado de processo. Executar pilotos do processo
para estabelecer capacidades;
·
Control: controlar o
futuro estado de processo para se assegurar que quaisquer desvios do objetivo
sejam corrigidos antes que se tornem em defeitos. Implementar sistemas de
controle como um controle estatístico de processo ou quadro de produções, e
continuamente monitorar os processos.
Durante
a aula nos foi apresentado o software MINITAB. O Minitab é
um programa de computador proprietário voltado
para fins estatísticos. É muito utilizado nas universidades nos cursos
introdutórios de estatística. Também é
utilizado em empresas num nível mais avançado de utilização, tendo funções mais
específicas voltadas para gerenciamento. Sua interface é parecida com a de uma
planilha eletrônica como Microsoft Excel ou Calc do OpenOffice mas com a capacidade de executar análises estatísticas
complexas. O programa foi desenvolvido em 1972. O Minitab geralmente é utilizado em conjunto com o Seis Sigma, que é uma
forma de aperfeiçoar processos rotineiros.
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